A solução de um enorme problema!

Na comparação de custo do uso dos copos descartáveis e de vidro, o copo em vidro é mais barato, considerando quebras, perdas, máquina lavadora, água quente, detergente e mão de obra. Sem plástico a saúde de cada um agradece por se evitar beber bisfenóis e outros aditivos dos plásticos. No ambiente se controlam as contaminadas “ilhas” de plástico.

Na terra os plásticos são sujeira indesejável. No mar são absorventes de pesticidas e metais pesados. A queima de plásticos libera gases tóxicos como dioxinas, furanos, mercúrio e bifenilos policlorados, o que é uma séria ameaça à vegetação, saúde humana e vida animal. A exemplo dos diamantes, os plásticos também são eternos.

Por outro lado, na prática do foodservice, o uso de copos de vidro, canecas de louça e outros utensílios reutilizáveis exige um processo de lavagem separado dos pratos, bandejas e talheres, principalmente devido as gorduras. Sempre que possível devem ser lavados em outra máquina lavadora, menor e dedicada somente a esse fim. Já existem projetos de salas de lavagem com essa separação no cozinha365.com.br que podem servir para consultas ou cópias.

Conforme publicado na edição 153 do Marqueting Nutricional, a Bayer Cropscience está implantando a Ação Zero Plástico, com a eliminação possível de plásticos em suas dependências, conforme relata a Nutricionista Marcia Melo. Ficam aqui os cumprimentos a ambos pela iniciativa, porque a parte mais difícil dessas mudanças ainda é dentro das nossas cabeças.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Open chat